segunda-feira, 30 de maio de 2011

IRLANDA NECESSITA SEGUNDO PLANO DE RESGATE

A Irlanda poderá ter necessidade de um segundo “plano de resgate”, disse ontem o ministro irlandês dos Transportes Leo Varadka, do Fine Gael, ao jornal Sunday Times inglês.
Razão, nas suas próprias palavras: é pouco provável que a Irlanda consiga regressar aos mercados financeiros para emitir dívida em 2012 [conforme planeado no acordo com a troika EU/BCE/FMI] se os juros dos títulos da dívida se mantiverem aos níveis que estão atualmente no mercado secundário (mais de 11% nas maturidades a 10 anos e mais de 12% nas maturidades a 2 anos). E acrescentou: “talvez lá para 2013 seja possível, mas quem sabe”.
As duas opções
Segundo o jornal alemão Financial Times Deutschland de hoje os políticos irlandeses terão começado a discutir a necessidade de um programa adicional ao existente acordado com a troika em novembro de 2010 e este ministro foi o primeiro a admiti-lo publicamente. Ou a extensão do programa atual ou um novo resgate estarão em início de discussão nos meios políticos e governamentais irlandeses.

Sem comentários:

Enviar um comentário