segunda-feira, 14 de março de 2011

O INTERESSE DE SABER QUE VAI HAVER GUERRA É PREPARAR A GUERRA II


Há seis ou sete "posts" atrás, editei um com este mesmo título.

Nele eu defendia a tese de que o orçamento nacional para a defesa podia ser muito esvaziado desde que o nosso objectivo estratégico fosse definido como ter um exército de dissuasão apenas , sem poder de "projectar forças para fora de fronteiras ".

Isso, como eu defendia, implicava vontade nacional, decisão política sem medo dos militares, e venda de material pesado, como os tanques, os vasos de guerra e os submarinos e material da força aérea convencional como aviões de caça, bombardeiros ou outros restando simplesmente material de transporte aéreo ( os Hércules) ou outros e misseis terra-ar portáteis como os Singer .

Nas contas que fiz - e sem considerar os gastos enormes anuais do chamado Programa de Reequipamento Militar - podíamos poupar cerca de dois mil milhões de euros por ano ( o mesmo que o Governo diz estar enterrado no BPN, ou o valor de quatro submarinos ). Pois enganei-me por defeito.

Num excelente trabalho editorial do semanário Expresso que se iniciou sábado passado e vai continuar nos próximos números, compara-se Portugal com países da sua igualha.
Neste primeiro número foi com a Bélgica que Portugal foi comparado e aí se diz que o nosso país ( que vale metade do PIB belga), gasta realmente ( despesa total com as decorrentes da Lei de Reprogramação Militar )2% do PIB nacional ( três biliões e duzentos milhões de euros ) contra 1.1% dos belgas. Sendo que o PIB belga per capita é sensivelmente o dobro do português, os belgas gastam o mesmo dinheiro....tendo o dobro do nosso rendimento !

Se eles podem , porque não havemos nós de poder?

Por outro lado, este número de 2% do PIB português afectado à Defesa, sendo de cerca de 3.200 milhões de euros, podia , no projecto que propus de um exército semelhante ao da União Helvética ( Suíça ) que absorveria cerca de 500 milhões de euros/ano, levar a uma poupança total de 2.700 euros/ano ( 3.200€ - 500€ ), ou seja quase seis submarinos por ano . Seria pouco ? Seria pouco poupar 1.6% do PIB nacional todos os anos ?

Sem comentários:

Enviar um comentário