quarta-feira, 30 de março de 2011

ANGELO DE SOUSA


Ontem à noite coloquei seis "posts" neste blogue.
Se os meus dois leitores e meio andarem para trás encontrarão quatro e cinco "posts" atrás deste, dois que eram hossanas aos maiores vultos da escola de belas artes do Porto que referi assim: Angelo de sousa, resende, lanhas,tito reboredo,pomar,nadir afonso e ,naturalmente Siza e o homenageado do dia -souto moura.
Longe estava eu de saber que a essa mesma hora morria o Angelo de Sousa que no quinto post aparece a dar uma aula na companhia de Souto-Moura.


Angelo de Sousa o menos conhecido ( não vivia em Lisboa nem quis ir lá para fora ...) dos talentos do Porto é ,para mim, o maior esteta de todos. Sem talvez conhecer a filosofia de Husserl, caminhou um caminho tautológico de "reduções sucessivas" ,passando da árvore ao traço da árvore, como essência da coisa-árvore. Também na escultura a essência da coisa aparecia com o despojamento de todo o acessório e com uma sensibilidade serena dum jardim japonês. Provavelmente onde já estará a estas horas. Neste chão que ele tão bem filmou. <iframe title="YouTube video player" width="480" height="390" src="http://www.youtube.com/embed/VWLnRlH_7h8" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Sem comentários:

Enviar um comentário