quinta-feira, 21 de julho de 2011

ADIAMOS O EURO

Nos detalhes é que está o diabo - dizia um primo meu com genes maquiavélicos e muito gosto de guardar para si o que era dos outros - ou seja sofria dum crónico sindroma de protecionismo do seu grande EU.


Pois , ainda antes de conhecer os detalhes da histórica reunião de hoje, e JUSTAMENTE PORQUE OS DETALHES NÃO FORAM ANUNCIADOS , sou levado a pensar que foi tudo adiado e nada resolvido.

Na verdade o problema do euro reside no problema do ordenamento jurídico da eurozona, o qual por sua vez depende de para a constituição da Europa Unitária se ter começado por dar primazia às finanças e só depois á política.

Há muito que se sabe que a política deve sobrepor-se à economia financeira sob pena de entrarmos em plutocracias que acabam sempre por acabar em guerra - civil ou não.

Como se percebe estes aspectos não foram resolvidos nem há calendário para a sua resolução. 

Daí que me atreva desde já a continuar a ser racional: estamos num interlúdio, o programa segue dentro de alguns meses depois de mais provações e um estouro da economia americana.

Para mim tem o aspecto positivo de me dar mais tempo para escrever dois livros que tenho entre-mãos : de profundis ....e ....o fim da democracia.

Sem comentários:

Enviar um comentário