quarta-feira, 6 de abril de 2011

A TÁTICA DO SALAME

QUANDO  a seguir à segunda Grande Guerra a então União Soviética ocupou a Checoeslováquia tratou de colocar no governo o Partido Comunista. Todavia permitiu-se que outros partidos fossem criados. Nos três anos seguintes, o que sucedeu foi que o governo ( comunista ) declarou que o partido mais à direita do arco partidário era fascista. Por isso foi perseguido e destruído; ficaram os democrata -cristãos mais à direita e logo foram considerados fascistas e por isso destruídos; seguiram-se os social-democratas, e, finalmente os socialistas também considerados fascistas foram  destruídos . Aí, só restaram os comunistas. A esta técnica de despachar um a um, crismaram os politólogos com o nome da táctica do salame.

Ao ouvir a representante da RTP dizer nos PRÓS E CONTRAS que a Espanha não está em risco, acho que ela nunca ouviu falar desta táctica.

Agora uma rápida consulta na Net diz-me que depois da declaração do nosso primeiro-ministro o preço do ouro disparou no mercado mundial de 1420 para 1450 dólares a onça. E o Euro disparou também para cima, num despropósito paradoxal só justificável pelo benefício que a especulação "dos mercados " pode ter.

Sem comentários:

Enviar um comentário