domingo, 14 de agosto de 2011

VALE A PENA VER O CANSADO TÉDIO DO HOMEM

em da entrevista dada ontem pelo ministro das Finanças à TVI (que pode ser vista aqui):
    Judite - "Esta receita extraordinária é justificada pela Troika pelo BPN e também pela derrapagem das contas na Madeira. O senhor acha que há desvario financeiro na Região Autónoma da Madeira?" Gaspar - "Mas não me deixa acabar de responder à pergunta anterior..." Judite - "Não, porque agora tenho que lhe colocar esta pergunta para que o senhor me possa dizer o que pensa da gestão de Alberto João Jardim na Madeira." Gaspar - "Repare...a operação de que está a falar, a operação de 277 M€ é uma operação contabilística que tem a ver com critérios de contabilidade nacional e que não corresponde a nenhum desembolso efectivo. Numa base de caixa, essa operação não tem relevância, não é uma operação que envolva um desembolso. É, no entanto, uma operação que, numa perspectiva de contas nacionais, que é a perspectiva que é usada pela Comissão Europeia, conduz a este efeito por aplicação das regras que estão convencionadas. E, consequentemente, essa operação em si própria... Judite - "Mas não me está a responder. Há ou não desvario financeiro na Região Autónoma da Madeira, conforme de resto disse o seu colega de governo, Paulo Portas? Sim ou nao, senhor ministro?" Gaspar - Não me cabe comentar essa questão, o que julgo que é importante dizer aqui é que sendo a nossa crise uma crise relevante para o todo nacional, eu julgo que poderá fazer sentido, se os Governos Regionais dos Açores e da Madeira considerarem útil que, à semelhança do que aconteceu com a República Portuguesa, possam, por sua própria iniciativa, pedir para que se constitua um programa que permita resolver e fasear o ajustamento nestas regiões. Mas essa questão é uma questão para os governos das Regiões Autónomas respectivas. Judite - "E também para o Ministro das Finanças, que tem que ter mão neles..."

Sem comentários:

Enviar um comentário