terça-feira, 8 de junho de 2010

um Presidente e um Primeiro-ministro com doença bipolar

O senhor nosso, sim nosso ! ( embora eu não tivesse votado nele ) Presidente da nossa República, sim nossa! ( embora eu ande a tombar cada vez mais para uma Monarquia Constitucional como a holandesa ou belga onde o rei é sempre factor de união e sai mais barato ao país - sim mais barato ! -,o tal nosso Presidente disse ontem que Portugal era o país europeu com maior déficit externo, que disso sabia ele que era economista, e que, ora portanto, se a gente não viajasse para o estrangeiro era como se estivesse a aumentar as exportações, vista a coisa em termos de balança comercial.
Isto é verdade e só gente estúpida e/ou mal informada e/ou não patriota não o fará, quer dizer não vai procurar ficar por cá ( não vale a Madeira! ) PORQUE ESTAMOS TODOS NO MESMO BARCO.

Agora também não é preciso exagerar. E se Sócrates é um optimista militante e isso hoje é uma estupidez, também não é preciso ser-se um pessimista fervoroso e isso é uma estupidez maior quando ainda por cima são invocados factos falsos: Portugal não é o país com maior déficit como podem vêr abaixo, ó senhor presidentesinho da nossa República!, é o quinto, ou sexto se entrar a Suíça, longe portanto do triste primeiro lugar.
                                         (Já não posso com gente bipolar! com sucessivos enganos na crise dadívida)

Com base nas estatísticas do stock da dívida (bruta) externa total (pública e privada) e do produto interno bruto (PIB) em 2009, o campeão na União Europeia (e mesmo no mundo) era a Irlanda com mais de 1000% do PIB “coberto” pela dívida externa. Portugal vem em 5º lugar com 225%, e não em 1º lugar.




À frente de Portugal, na União Europeia, além da Irlanda, estão Holanda (470% do PIB), Reino Unido (416%) e Bélgica (266%). Se incluirmos toda a Europa, a Suíça surge em 5º lugar, com 269% do PIB, e Portugal passará a 6º.



Segundo os dados mais recentes do Banco de Portugal, o stock de dívida externa portuguesa em termos brutos e total (pública e privada) era no final do 4º trimestre de 2009 de €370,36 mil milhões e o PIB de 2009 terá sido de €164,5 mil milhões.



No caso da Irlanda, o stock da divida externa total bruta ascendia a 2,287 biliões de dólares em final de Setembro de 2009 e o PIB daquele ano foi de 227,7 mil milhões de dólares (ligeiramente inferior ao português, em dólares). No caso da Holanda, o mesmo indicador da dívida ascendia a 3,7 biliões de dólares no final de 2009 e o PIB foi naquele ano de 794,8 mil milhões de dólares. No caso do Reino Unido, os valores respectivos eram de 9,088 biliões de dólares (em Junho de 2009) e de 2,183 biliões de dólares. No caso da Bélgica, eram respectivamente de 1,25 biliões de dólares e de 470,4 mil milhões. No caso da Suíça, eram respectivamente de 1,4 biliões (em Junho de 2009) e 496,6 mil milhões.



Nota técnica: Trata-se de um cálculo com base nos últimos dados oficiais disponíveis publicamente. A comparação e o ranking são provisórias, dado nem todos os dados sobre a dívida serem referenciados às mesmas datas em 2009. A Wikipedia mantém um ranking do stock da dívida externa bruta total aqui. Os dados apresentados pela CNBC americana ou pelo The Wall Street estão errados em muitos casos.

P.S: (pós-scriptum, palavra que não ando a gritar pelo partido socialista ): Sócrates, ao menos mexe o rabo e tudo faz para arranjar negócios para empresas do país. E que tal se o Presidente que afinal conhece tanta gente importante se metesse no avião e fizesse o mesmo? Ah!..., e já agora DELENDA MADEIRA E CHINA EST!

Sem comentários:

Enviar um comentário