quarta-feira, 30 de junho de 2010

SÓCRATES TEM MAIS UMA VEZ RAZÃO, !!

Quando  na Cimeira dos G 20, já aqui falada há uma semana, e que se realizou há dois dias, ficou aparentemente decidida favoravelmente a proposta europeia ( leia-se Alemã ) de todos os maiores 20 países do Mundo ( com 90% do PIB mundial ) acederem a diminuir para metade o seu déficit orçamental em 50% até finais de 2013, pouca gente percebeu que Portugal vai muito à frente deste objectivo: o nosso país propõe-se passar de um deficit orçamental de  9,4 do PIB para 7,4 este ano e para 4,4 em 2011, já!.

É claro que este controlo não resolve tudo.
Cada vez que num ano há um déficit do orçamento do Estado para esse ano ( este ano foi de 9.4% ) isso quer dizer que vamos acumular esses 9.4% ao que já devíamos ao estrangeiro (déficit do Estado e déficit de empresas ), e que por isso só começaremos a diminuir a tal dívida externa quando no déficit orçamental dum determinado ano estiver inscrito o resultado 0 de deficit já comportando o serviço da dívida portuguesa ao exterior ( os juros do que devemos e temos de pagar todos os anos ).

É por isso que é urgente ter um orçamento de Estado 0, porque só a partir daí estamos a pagar quer os juros quer o capital em dívida. Sócrates é capaz e o Ministro Teixeira dos Santos também. Mas, como´deve ser óbvio vai ser preciso poupar muito em muitas despesas. Mesmo os pobres, porque os ricos que andam muito melhor informados já há dois anos que o fazem por estranho que possa parecer. Vão por mim!

Agora a novidade é que os alemães conseguiram um acordo com países altamente endividados como os USA , a Rússia, a União Sul Africana, o Japão e toda a Europa para contrair o déficit externo começando, como ficou claro do que disse acima, com a contracção brusca do déficit do orçamento anual de cada Estado.

Não sei se é a melhor ideia, mas sei que um dia teria de ser feito o agora acordado, porque há cinco anos o déficit da Bélgica ou da França, ou dos USA , já era enorme e ninguém se importava. Agora com o pêndulo do crescimento a deslocar-se para o Oriente ( apenas China e Índia e Austrália ) já toda a gente se preocupa porque não vamos ( no Ocidente ) poder crescer a uma velocidade tal que o povo não dê pelo aperto que vai viver. Vai viver porque verdadeiramente a " austeridade" só vai ser captada pelo povo ( muitos meus amigos já dizem a POVA quando se referem aos que não querem saber nada disto...) para o ano que vem. Infelizmente.

E já agora : DELENDA CHINA E MADEIRA EST!!!! .

Sem comentários:

Enviar um comentário