sexta-feira, 23 de julho de 2010

INTELIGÊNCIA E DESENVOLVIMENTO DAS NAÇÕES

1 - De Spengler a Toynbee


Oswald Arnold Spengler nasceu em 1880 e faleceu em 1936.
Deixou uma obra vasta na filosofia, na politologia e na história - logo, na Geopolítica.
A sua obra mais conhecida e que é um clássico, chama-se "O Declínio do Ocidente " e tendo sido escrita antes da I Grande Guerra só foi publicada em 1918. Nela Spengler exprime a sua visão da História das Nações, por ciclos. Ciclos, primeiro de cultura (kultur ) correspondendo à ascensão da Nação, a que se segue o final da civilização , daquela civilização ( zivilization ). Na primeira fase, assiste-se a um período de desenvolvimento, de diferenciação e apropriação culturais, de inovação e criação, de afirmação da sua " qualidade específica" no quadro geral "mundial", o que pode exigir luta, sob qualquer forma, para a sua predominância.
Na segunda e última fase, ocorre a decadência, período em que à qualidade se sobrepõe a quantidade, quantidade esta que pode até ser biologicamente condicionada.
Quer uma quer outra fase pode durar séculos e Spengler acha que a degenerescência quantitativa ocorre em todas as culturas. À época em que a obra foi escrita, ele já achava que a Europa teria já passado pelo seu período  cultural , estando em plena fase de civilização ( lêr o anterior "post A Obesidade da Cultura). Spengler foi assim um percursor, ao anunciar a preponderância das massas, os exércitos de um partido, o surgimento de novas ditaduras.
Em 1931, numa outra obra, " O Homem e a Técnica ", a sua visão ( muito sobreponível à de Malthus ) abraça a questão do crescimento das máquinas sobre os sujeitos, tudo escrito e dito de maneira fascinantemente intuitiva. Chega a explicar ( muito antes de Heidegger) que o que diferencia o Homem do animal é a " preocupação com o futuro", dado que a cogitação animal fica sempre ancorada no "aqui e no agora.", e por isso, a técnica humana está dissociada da espécie humana. Partindo dos poderes da "mão", a capacidade humana liberta o homem das coações e dos estreitos constrangimentos da "ferramenta". E diz, " o que caracteriza o homem é o" pensamento da mão", como o " pensamento dos olhos" caracteriza os animais de rapina.

Discípulo de Spengler foi Arnold Toynbee  (1889-19775).
Contra a ditadura cultural esquerdista, Toynbee navega contra-a-corrente, e entre 1934 e 1961 escreve a sua monumental obra em 12 volumes " Um Estudo de História" que em português existe numa edição da editora Ulisseia. Nela , ele acha que todo o processo de nascimento , desenvolvimento e queda das civilizações, obedece a um mesmo padrão. Depois de dissecar a história de 26 civilizações chega a esta conclusão. E declara enfaticamente que as causas do declíneo das civilizações são sempre endógenas, isto é, nenhuma civilização é destruída por causas ecológicas ou invasões militares externas, mas simplesmente suicida-se. Ou seja ainda, as civilizações não são alvo de homicídios, mas de suicídios.E projecta para as civilizações existentes no final da II Grande Guerra, sobretudo a ocidental cristã, a perspectiva de sendo ainda vivas, estarem já no seu declíneo.
E valorizando mais que qualquer outro a importância das religiões como elemento aglutinador e cimento civilizacional, é o primeiro a prever um choque de civilizações entre o islamismo e o catolicismo.

Quando hoje olhamos para Portugal , a Europa e o Ocidente, percebemos muito bem o que eles previram. Não , não foi o Fim da História, mas foi a estória de um fim evitável - se os nossos dirigentes políticos , sociais e culturais os tivessem alguma vez lido.

2 - O  QUE  É  A  INTELIGÊNCIA ?

Até há pouco tempo quando falávamos de inteligência falávamos de inteligência racional; hoje em dia podemos falar também da emocional  e já agora há por aí quem fale da espiritual ( esta última a parecer-me algo surrealista ).

Se como dizia Biswanger conhecer é medir, e só existe o que se pode medir, o senhor Binet ( Alfred de seu nome e psicólogo de profissão), e o médico Théophile Simon, entenderam tentar compreender porque é que os alunos das escolas primárias francesas tinham boa aprendizagem nuns casos e má noutros.
 O governo françês, por volta de 1890 andava preocupado com o assunto ( nos tempos em que a França era a França ) e calhou pedir-lhes que estudassem o assunto. O pedido especificava já em 1904 que criassem um teste que permitisse às professoras identificar crianças atrasadas ( ou burras!, como dizia ontem na RTP uma vizinha duma das vítimas do assassino triplo com que a Judiciária anda à voltas quando a jornalista lhe perguntou se a vítima era sugestionável e ela respondeu: "era burra que nem a quarta classe tirou!" ), de maneira a que essas crianças pudessem ter uma aprendizagem especial ( isto no tempo em que a França era... ).
O que os senhores Binet e Simon fizeram foi colocar um conjunto de problemas que parecia implicarem um conjunto de capacidades mentais diferentes a um enorme grupo de crianças educandas francesas. E eles viram que , em média, uma criança de 7 anos podia fazer uma cópia a lápis dum losango, mas uma de cinco raramente o conseguia. Assim, se no teste, um menino de 9 anos obtivesse o mesmo score de respostas certas de um menino de 7 anos, Binet e Simon diziam que o menino estava mentalmente atrasado dois anos, e assim por diante.
Deste modo, pelo teste de Binet-Simon, há quarenta anos todos os psiquiatras ( ainda não havia psicólogos ) diziam que determinada criança "estava adiantada ou atrasada" x anos.

Foi muito mais tarde que o alemão Wilhelm Stern colocou o físico, a idade cronológica, e a idade mental numa mesma equação:

    - Idade  Mental x 100 = Q.I. (quociente de Inteligência )
      ---------------
      Idade Cronológica

 Binet e Simon foram largamente influenciados por Darwin e a sua teoria da evolução. Darwin sugeriu que a inteligência é herdada da mesma forma que a côr dos olhos. Por isso, pensava ele, se um casal tivesse 100 filhos homens, a maioria seria de altura próxima da do pai e haveria outros em menor número que se afastariam desta média distribuindo-se em forma de sino ( em curva de Gauss ). Se fossem 100 raparigas seriam geralmente da altura da mãe, mas algumas, poucas, mais baixas e o mesmo número de mais altas. É por isto que ainda hoje muitos professores submetem as notas dos exames dos seus alunos a uma curva em sino, aumentando ou diminuindo artificialmente as notas para parecer que o teste foi bem elaborado!

Muitos testes são baseados nesta suposição gaussiana. O teste de Binet-Simon caiu nessa ratoeira já que o teste fornecia uma distribuição dos Q.I. em forma de sino para cada nível de idade. Se a inteligência fosse um traço único, como é a altura física , ou se fosse inteiramente determinado pelos genes, poderia este teste estar certo. Mas, com o tempo , os médicos começaram a verificar que a inteligência ABARCAVA  coisas tão  diferentes como memorizar palavras ou números, aprender tarefas motoras, resolver problemas verbais,, ser criativo, "ver" tridimencionalmente , etc. E, por isso, sendo um conjunto de traços comportamentais ou de personalidade, não devia ser "engaiolado " numa curva em forma de sino como se fosse um único traço.
Daí que fosse e seja dominante hoje a definição de inteligência de Stern segundo a qual ela, a inteligência, é a capacidade ou o seu grau, que alguém tem para resolver problemas novos com base na experiência previamente adquirida. Claro que nesta experiência previamente adquirida entrava a educação familiar desde o berço, o que dava clara vantagem aos filhos de classes instruídas, aos filhos de fratrias pequenas ( pela maior disponibilidade dos pais ), ou ao primeiro filho de fratrias grandes ( por igual motivo ).

É claro também que as escalas de inteligência multiplicaram-se, sendo ainda hoje a mais usual nos meios estudantis a Wesheler, aferida para todo o mundo. Para todo o mundo sim, mas para o mundo todo estudantil. O que quero dizer é que estas escalas medem sobretudo a capacidade de compreender o que se ensina nas aulas, ou seja são boas para predizer do grau previsível de sucesso escolar mas mais nada, Por exemplo, nada nos diz sobre a " inteligência de sobreviver na selva se o nosso avião lá cair !

Mas pior foi quando alguém formado na escola de etologia de Heidelberg ( a ciência do estudo do comportamento das várias espécies animais comparado - com nomes como Desmond Morris ou Konrad Lorenz ), veio fazer a pergunta ingénua : "então , em vez de ter de mostrar capacidade para resolver problemas novos, se um animal de uma dada espécie evitar ter que o resolver um problema novo através dum outro comportamento, este animal, poupando tempo e trabalho, não poderá ser mais inteligente?

Bom, a verdade é que pode e geralmente é.
 E aqui surge em embrião mais um conjunto de factores de inteligência , a chamada por Daniel Goleman, Inteligência Emocional que até já tem várias escalas ou testes de medição, todas elas - felizmente - muito insuficientes quer pela pouca fidelidade,quer pela parca validade.
Mas então o que é que um teste tem que ter para ser bom?
Fidelidade, ou seja um teste deve medir o que diz ser capaz de medir, e somente isso; e validade, ou seja, deve medir de modo preciso e acreditável, ou seja se eu repetir o teste ele deve mostrar os mesmos resultados.

Ora meus amigos, tudo isto é susceptível de se aplicar aos povos e à sua inteligência.



3 - ESCALA  DA  INTELIGÊNCIA  DOS  POVOS ?

National IQ estimativas : segue-se o resumo dos estudos de Richard Lynn e  Tatu  Vanhanen sobre a inteligência média dos povos do mundo , da metodologia utilizada bem como o resultado a que chegaram : uma escala do Quociente de Inteligência média do povo de cada país abaixo referido. Chamo a atenção dos meus dois leitores e meio para o facto de o artigo estar escrito em inglês com a tradução para português frase a frase.
Leiam pois com atenção. Para a semana retomarei o tema com o ponto 4. que será a interpretação e a discussão destes resultados e da sua importância para o governo do nosso país.




National IQ estimates [ 6 ] Nacional IQ estimativas [6] Central to the book's thesis is a tabulation of what Lynn and Vanhanen believe to be the average IQs of the world's nations. Central para a tese do livro é uma tabulação de Lynn e Vanhanen que acreditam ser o QI médio das nações do mundo. Rather than do their own IQ studies (a potentially massive project), the authors average and adjust existing studies. Ao invés de fazer seus estudos de QI (um projeto potencialmente massiva), os autores média e ajustar os estudos existentes.

For 104 of the 185 nations, no studies were available. Para 104 das 185 nações, não há estudos disponíveis. In those cases, the authors have used an estimated value by taking averages of the IQs of neighboring or comparable nations. Nesses casos, os autores usaram um valor estimado, tendo médias de QI de nações vizinhas ou comparáveis. For example, the authors arrived at a figure of 84 for El Salvador by averaging their calculations of 79 for Guatemala and 88 for Colombia. Por exemplo, os autores chegaram a um valor de 84 para El Salvador por uma média de seus cálculos de 79 para Guatemala e 88 para a Colômbia. Including those estimated IQs, the correlation of IQ and GDP is 0.62. Incluindo os QIs estimados, a correlação entre QI e PIB é de 0,62.

To obtain a figure for South Africa, the authors averaged IQ studies done on different ethnic groups, resulting in a figure of 72. Para obter um valor para a África do Sul, os autores média de QI feito estudos sobre grupos étnicos diferentes, resultando em um valor de 72. The figures for Colombia, Peru, and Singapore were arrived at in a similar manner. Os valores para a Colômbia, Peru e Cingapura foram obtidas de maneira similar. For People's Republic of China , the authors used a figure of 109.4 for Shanghai and adjusted it down by an arbitrary 6 points because they believed the average across China's rural areas was probably less than that in Shanghai. Para a República Popular da China , os autores usaram um valor de 109,4 para Xangai e ajustado para baixo por um arbitrário 6 pontos, porque eles acreditavam que a média de áreas rurais da China foi, provavelmente, menor do que em Xangai. Another figure from a study done in Beijing was not adjusted downwards. Outra figura de um estudo feito em Pequim não foi ajustada para baixo. Those two studies formed the resultant score for China (PRC). Esses dois estudos formaram a pontuação resultante da China (RPC). For the figure of Macau , the average IQ is 104 which is obtained from the score of the Programme for International Student Assessment (PISA) and in such a way transformed into an IQ score. [ 7 ] Para a figura de Macau , a média de QI é 104, que é obtido a partir da pontuação do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) e de tal forma transformada em um escore de QI. [7]

In some cases, the IQ of a country is estimated by averaging the IQs of countries that are not actually neighbors of the country in question. Em alguns casos, o QI de um país é estimado pela média do QI de países que não são realmente os vizinhos do país em questão. For example, Kyrgyzstan 's IQ is estimated by averaging the IQs of Iran and Turkey, neither of which is close to Kyrgyzstan—China, which is a geographic neighbor, is not counted as such by Lynn and Vanhanen. Por exemplo, o Quirguistão é o QI é estimado pela média do QI do Irã e da Turquia, nem de que está perto o Quirguistão ea China, que é um vizinho geográfico, não é contabilizado como tal por Lynn e Vanhanen. This is presumably because the ethnic groups of the area speak Iranian and Turkic languages, but do not include Chinese. Isto é provavelmente porque os grupos étnicos da região falam línguas iranianas e turcas, mas não incluem chinês.

To account for the Flynn effect (an increase in IQ scores over time), the authors adjusted the results of older studies upward by a number of points. Para dar conta do efeito Flynn (um aumento em escores de QI ao longo do tempo), os autores ajustaram os resultados de estudos mais alta por um certo número de pontos.



Rank Classificar Country País IQ estimate [ 3 ] estimativa de QI [3] :

1 1 Hong Kong Hong Kong 107 107

2 2 South Korea Coréia do Sul 106 10
3 3 Japan Japão 105 105

4 4 Republic of China (Taiwan) República da China (Taiwan) 104 104

5 5 Singapore Cingapura 103 103

6 6 Austria Áustria 102 102

6 6 Germany Alemanha 102 102

6 6 Italy Itália 102 102

6 6 Netherlands Holanda 102 102

10 10 Sweden Suécia 101 101

10 10 Switzerland Suíça 101 101

12 12 Belgium Bélgica 100 100

12 12 China China 100 100

12 12 New Zealand Nova Zelândia 100 100

12 12 United Kingdom Reino Unido 100 100

16 16 Hungary Hungria 99 99

16 16 Poland Polônia 99 99

16 16 Spain Espanha 99 99

19 19 Australia Austrália 98 98

19 19 Denmark Dinamarca 98 98

19 19 France França 98 98

19 19 Mongolia Mongólia 98 98

19 19 Norway Noruega 98 98

19 19 United States Estados Unidos 98 98

25 25 Canada Canadá 97 97

25 25 Czech Republic República Checa 97 97

25 25 Finland Finlândia 97 97

28 28 Argentina Argentina 96 96

28 28 Russia Rússia 96 96

28 28 Slovakia Eslováquia 96 96

28 28 Uruguay Uruguai 96 96

32 32 Portugal Portugal 95 95

32 32 Slovenia Eslovénia 95 95

34 34 Israel Israel 94 94

34 34 Romania Romênia 94 94

36 36 Bulgaria Bulgária 93 93

36 36 Ireland Irlanda 93 93

36 36 Greece Grécia 93 93

39 39 Malaysia Malásia 92 92

40 40 Thailand Tailândia 91 91

41 41 Croatia Croácia 90 90

41 41 Peru Peru 90 90

41 41 Turkey Turquia 90 90

Rank Classificar Country País IQ estimate [ 3 ] estimativa de QI [3]

44 44 Colombia Colômbia 89 89

44 44 Indonesia Indonésia 89 89

44 44 Suriname Suriname 89 89

47 47 Brazil Brasil 87 87

47 47 Iraq Iraque 87 87

47 47 Mexico México 87 87

47 47 Samoa Samoa 87 87

47 47 Tonga Tonga 87 87

52 52 Lebanon Líbano 86 86

52 52 Philippines Filipinas 86 86

54 54 Cuba Cuba 85 85

54 54 Morocco Marrocos 85 85

56 56 Fiji Fiji 84 84

56 56 Iran Irã 84 84

56 56 Marshall Islands Ilhas Marshall 84 84

56 56 Puerto Rico Porto Rico 84 84

60 60 Egypt Egito 83 83

60 60 Saudi Arabia Arábia Saudita 83 83

60 60 United Arab Emirates Emirados Árabes Unidos 83 83

61 61 India Índia 81 81

62 62 Ecuador Equador 80 80

63 63 Guatemala Guatemala 79 79

64 64 Barbados Barbados 78 78

64 64 Nepal Nepal 78 78

64 64 Qatar Catar 78 78

67 67 Zambia Zâmbia 77 77

68 68 Congo Congo 73 73

68 68 Uganda Uganda 73 73

70 70 Jamaica Jamaica 72 72

70 70 Kenya Quênia 72 72

70 70 South Africa África do Sul 72 72

70 70 Sudan Sudão 72 72

70 70 Tanzania Tanzânia 72 72

75 75 Ghana Gana 71 71

76 76 Nigeria Nigéria 67 67

77 77 Guinea Guiné 66 66

77 77 Zimbabwe Zimbábue 66 66

79 79 Democratic Republic of the Congo República Democrática do Congo 65 65

80 80 Sierra Leone Serra Leoa 64 64

81 81 Ethiopia Etiópia 63 63

82 82 Equatorial Guinea Guiné Equatorial 59 59





Although not a nation, Hong Kong appears on this list. Apesar de não ser uma nação, Hong Kong aparece nesta lista. The sovereignty of Hong Kong was returned to China by the United Kingdom in 1997. A soberania de Hong Kong foi devolvida à China pelo Reino Unido em 1997. However, Hong Kong still maintains most of the colonial administrative system and hence appears in many "international" rankings. No entanto, Hong Kong ainda mantém a maioria do sistema colonial administrativo e, portanto, aparece em muitas internacional "rankings

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