terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Vieira da Silva, Júlio Pomar, Cutileiro, entre outros, no Centro de Memória
Vieira da Silva, Júlio Pomar, Júlio Resende, Nadir Afonso, Manuel Cargaleiro, Ângelo de Sousa, Fernando Lanhas e Noronha da Costa, são alguns dos artistas que assinam obras em exposição no Centro de Memória. Inaugurada no passado sábado, com a presença da Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, do colecionador, Dr. Couto Soares Pacheco, entre os inúmeros visitantes, a mostra contempla mais de 20 obras resultantes de uma seleção da “coleção Dr. Couto Soares Pacheco” que, pela primeira vez, são expostas publicamente. 
O discurso expositivo é construído em torno de uma seleção de obras de artistas contemporâneos, sobretudo portugueses, com grande proximidade afetiva ao colecionador, como o seu retrato, pela mão de Fernando Lanhas, ou os desenhos de Júlio Resende para capa de dois livros da autoria colecionador.
Atualmente residente em Vila do Conde, cidade eleita pelo enquadramento de beira-rio e beira-mar, o Dr. José Carlos Couto Soares Pacheco é natural do Porto, tendo-se licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especializando-se em Psiquiatria pela Escola de Fenomenologia Alemã, sendo depois professor de Psicologia Básica e Psicologia Médica na Faculdade de Medicina da Invicta, cuja carreira clínica potenciou o contacto com um universo de relevantes artistas plásticos portugueses.
A figura do colecionador, na sua dupla identidade, entre o ter e guardar, o dar a conhecer e partilhar, marca a narrativa nacional e internacional da arte do século XX. O colecionador associa a sua coleção à cidade onde nasceu ou onde escolheu viver, procurando uma partilha com a comunidade em que se insere.
A Coleção Dr. Couto Soares Pacheco é exemplo deste fenómeno que, pela multiplicidade de propostas, potencia abordagens várias à arte portuguesa, permitindo relações, embora pontuais, com o panorama artístico internacional.
Esta imperdível exposição estará patente até 26 de março no Centro de Memória de Vila do Conde.
Gosto
Comentar
Comments
Jose Carlos Pacheco
Escreve um comentário...

Sem comentários:

Enviar um comentário