segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

OS PRÉMIOS

Victor Constâncio foi promovido a vice do senhor  Trichet, Presidente do Banco Central Europeu.
Para quem se fartou de dizer cobras e lagartos dum dos maiores portugueses do nosso tempo -Constâncio -, aqui está: lá fora, onde não se brinca com coisas sérias como o dinheiro que nos sai dos bolsos quando é mal gerido, Constâncio vai tratar .... do controlo financeiro da Europa!
Felicidades Constâncio, porque os trogloditas do costume já te estão a acusar de seres português, de meteres cunhas, de ires falhar redondamente..., e quando um qualquer banco mundial falir, hão-de encontrar um fio invisível que te ligue a tal desgraça. Lembra-te sempre que a vingança, um bom sentimento nos tempos que correm, serve-se frio.

Sem querer parecer-me com os que, imbecilmente, sentem prazer em dizer mal dos portugueses, eu também, quero pôr em relevo o trabalho insano do dr. A. J. Jarrdim, excelso presidente duma ilha portuguesa que não há meio de exigir a independência - a Madeira.
Há uns anos conheci de perto uma mulher madeirense que se deslocava ao Continente em avião particular, se instalava numa suite dum hotel onde se cuidadava no SPA, para tratar de negócios de armazéns de material de construcção civil, que faziam dela, era o que se dizia, uma das três pessoas mais ricas da ilha. Ela aplicava a máxima de Sá Carneiro: " A política sem ética é uma vergonha mas sem o lado lúdico é uma chatice".
Mas, como era Jardinista  de lhe ser presente em jantares domésticos e assim, aplicava a fórmula doutro modo: " Os negócios sem vergonha são uma chatice, mas com ética não lhes adivinho o lado lúdico!".
E, claro, com esta máxima, ganhava o massagista e os amigos deste.
Foi com gente assim que o João Alberto encheu de areia e cimento,  de alcatrão e muros, e  de telhas e tijolos, aquela ilha, não deixando vazar as águas. Está, portanto premiado, para desgraça da gente.


A deputatada do meu P.S., Inês ( de ) Medeiros, como gosta de ser tratada, recebe 1.200 euros semanais de despesas de deslocação porque , sendo lisboeta e votando em Lisboa, vive....em Paris de França! Quem está a tratar deste assunto que caíu mal no P.S., é outro deputado conhecido pela sua inteligência da Praça da Liberdade : José Lello ( com dois L , como gosta de ser tratado ) e já estamos a ver o que vai dar...
Prémio, portanto para alguém que sai ao pai e que eu vi em Seixas há uns anos a roer os dedos à espera que lhe pagassem a veia artística ( e à irmã , e ao pai ) com o humor próprio dos génios incompreendidos por 99,9% da população que alguma vez os ouviu!.

João Vale de Almeida ex-chefe de gabinete do Presidente da Comissão Europeia Durão Barroso, foi nomeado primeiro embaixador da União Europeia em Washington dos U.S.A.. Este é o cargo de embaixada mais importante daquilo que será o Serviço Europeu de Acção Externa (SEAE), um colosso diplomático que está a nascer com o Tratado de Lisboa.
Prémio pois para este ex-jornalista que não seguiu os caminhos da Manuela dos beiços pr'a que servem?, do Crespo das cunhas de Washingtan que servem, nem da Cabrita que parece que já não dá leite -nem na Casa Pia. E parabéns ao Barroso, um transmontano que como os outros transmontanos gosta de ajudar os seus concidadãos.  


Sem comentários:

Enviar um comentário