quarta-feira, 21 de abril de 2010

A crise do EDUQUÊS

Há uns pares de anos a esta parte começaram a surgir estudos académicos que punham em causa a romântica ideia , que faz carreira em Portugal, segundo a qual as crianças e os adolescentes não podiam sofrer castigos nem na Escola nem em casa.
Na semana que passou morreu o mais célebre professor americano chamado Jaime Escalante que obrigava os seus alunos a muito trabalho, aumentando-lhe as horas de aulas oficiais e estendendo-as aos sábados. Para ele o essencial da motivação era o trabalho tanto dos professores como dos alunos.Resultado: os seus alunos passaram a ser sistematicamente os melhores a nível nacional. Por tudo isto, a sua morte foi falada em todos osjornais americanos e foi alvo de calorosos elogios do Presidente Obama.
Curiosamente, acabou recentemente o primeiro ano de ensaio de ensino nas escolas primárias dos Estados Unidos em que por vontade dos pais as palmatórias voltaram às escolas americanas. O resultado foi óptimo pelo que já serão vários os Estados que a reintroduzirão no próximo ano... é assim a História!

Sem comentários:

Enviar um comentário