sexta-feira, 8 de julho de 2011

UMA REVOLUÇÃO PRECISA-SE

As agências de rating ultrapassaram todos os limites?
Claro que não. Alguma vez elas tiveram limites ?
Estão a roubar-nos ? Mas alguma vez fizeram outra coisa?
Vai o liberalismo financeiro deixar um rasto de mortes pelo caminho -os banqueiros e especuladores em geral? Mas alguma vez foram outra coisa que não os anjos da guarda que promovem as revoluções como a de 1917? Mas não foi sempre por causa de injustiças sociais e financeiras que as revoluções sangrentas aconteceram e as guerras entre países- uns mais interessados no liberalismo financeiro e comercial que outros - aconteceram?

Como se pode perrceber lendo "O Regresso da Economia da Recesão e a Crise Actual"de Krugman e em "A origem das crises financeiras " de George Cooper ( da Presença,e da Lua de Papel, respectivamente )as agências de rating nasceram como escritóios de contabilistas que eram pagos por um eventual comprador de uma "usine" que queria saber quanto valeria. Depois foram os vendedores que começaram a pedir a esses contabilistas que dessem uma olhadela às contas - tanto mais quanto elas fossem falsificadas- para mostrar aos acionistas ou a quem estivesse interessado nelas. Desde os anos cinquenta que passaram a opinar sobre países - como se a informação soberana não fosse secreta -porque os investidores gostavam de ouvir coisas óbvias e pagá-las bem pagas ( quem mostra que gasta muito dinheiro julga que os outros pensam que os negócios lhe vão de vento em popa ).
Agora as agências passaram a admitir que têm - elas mesmo - investimentos nas empresas e países sobre as quais se pronunciam , quais oráculos, obtendo daí grossos proveitos. Mesmo sem comprar ou vender especulativamente ou com informação priveligiada, levam 9 milhões de euros por ano de Portugal - só por pareceres.

Já aqui disse que esta não é mais uma crise do capitalismo , mas A CRISE DO CAPITALISMO, e por arrasto, vai ser o fim da democracia parlamentar pluripartidária porque a pobreza nãojoga com a democracia nunca.

Joe Berardo de certeza que já percebeu isto.

Sem comentários:

Enviar um comentário