segunda-feira, 21 de junho de 2010

YUAN

Esta moeda chinesa já tinha revalorizado cerca de vinte por cento contra o euro porque estava informalmente indexada ao dólar - desde o início do ano.
Agora o Banco da China ( Banco Central da China ) anuncia que vai flexibilizar a cotação do seu Yuan . Mas não diz se para cima ou para baixo, e o mercado de acções dispara para cima porque a especulação alimenta-se de doses mortais de optimismo.
Acontece que uma valorização do yuan com a consequente desvalorização do euro ajudaria as exportações portuguesas e europeias sobretudo a somar à referida revalorização de vinte por cento e levaria a uma diminuição das importações ( aquilo que um aumento do IVA sobre produtos importados também provocaria, diminuindo desse modo a balança comercial e o célebre deficit das contas externas ). Isso seria a única coisa que poderia evitar uma guerra militar mundial.
Infelizmente não creio que os chineses o façam, não por serem burros, mas porque os acho naquele estado de galvanização e elação patrióticas que nem os governantes controlam. Também foi assim antes da II Grande Guerra..
Por  isso DeLENDA CHINA EST!

Sem comentários:

Enviar um comentário