quarta-feira, 30 de junho de 2010

SÓCRATES TEM MAIS UMA VEZ RAZÃO

Escreve Pedro Guerreiro no Jornal de Negócios: “ Se vender a Vivo, a PT ficará mais pequena na proporção em que entregar dividendos. E o que restar para reinvestir dificilmente o será no Brasil, pois esse comboio já passou. O melhor para a PT é não vender. A Vivo esteve quase a engolir a PT no buraco negro do seu défice, foi uma década de sangria perdulária. Agora que finalmente a empresa se vai tornar uma vaca leiteira de dividendos, a PT vende?”



Aparentemente, o Estado subscreveu esta tese do director do Jornal de Negócios e agiu em conformidade, mas Pedro Guerreiro demarca-se do que havia escrito esta manhã: “A utilização da "golden share" é inédita, surpreendente e provavelmente ilegal. Vai contra o mercado, contra a administração e contra a decência. E revela um País próximo do subdesenvolvimento económico. Espanha 2 - Portugal abaixo de 0.”



Os interesses dos accionistas não podem divergir do interesse nacional? E o Estado, que tem meios para intervir, deveria então abster-se? Saber se a participação na Vivo é estratégica pode ser uma discussão interessante, mas ater-se a preconceitos ideológicos é matar a discussão.



ADENDA — Pedro Santos Guerreiro no Twitter: “Estou a ser cilindrado por leitores no Negócios por ser contra a golden share. Sócrates tem a opinião pública consigo?”
ADENDA SEGUNDA _ Cada vez mais me convenço que com o anúncio hoje, de recuo sobre o enceerramento das escolas com menos de vinte alunos, José Sócrates está mesmo decidido a entregar a governança do país ao Senhor Presidente da nossa incrível república e preparadinho para ir a votos..., também com jornalistas imbecis como este a morder na gente todos os dias, quem é que aguenta?

Sem comentários:

Enviar um comentário