Fiquei a saber hoje que:
-os headg founds deram prejuízo em toda a Europa durante o mês de Maio sem nenhuma excepção, porque os gestores destes fundos acham que os investidores de risco ( que levaram à actual Grande Recessão), acham que não devem acreditar que as medidas para salvar o Euro vinguem.
-a Alemanha vai cortar ainda este ano 11.200 milhões de euros no orçamento anual despedindo de imediato 10 mil funcionários públicos civis mais 45.ooo militares (no total, para este ano são 55.000 postos de trabalho ), aumentando impostos designadamente as taxas de saída dos voos de aeroportos alemães ( ah! o patriotismo alemão nas férias ), mas anunciando que até 2014 (nos três anos a seguir) serão poupados outros 80.000 milhões de euros ( metade do PIB português que é de 164.000 milhões de euros).
-O governo de David Cameron promete cortes nos orçamentos " das próximas décadas "(sic) na Grã-Bretanha.
-Na Islandia um partido que dizia " Nós prometemos o dobro dos outros e cumprimos o mesmo, isto é nada",ganhou as eleições autárticas.
-Na Holanda as eleições que estão à porta dão a vitória à extrema direita.
-Corrida dos bancos franceses a comprar dinheiro no BCE ( banco central europeu ) com colaterais ( dando como garantias ) activos em créditos de dívidas soberanas doutros países.
Aqui há dias escrevi um "post" intitulado o 10 de Maio. Foi quando "de facto" Portugal perdeu a sua soberania vendendo-a contra o direito de permanecer no euro e o de receber a protecção dos tais 750.000 milhões de euros da eurolândia. A brincar a brincar, ainda vamos ter mais um feriado - por troca com o 10 de junho de depois de amanhã , ou melhor com o 1 de Dezembro Dia da Restauração da nossa independência -um feriado a 10 de Maio quando nos puseram a corda ao pescoço sem que tivessemos outra alternativa porque a gente gosta muito de descansar de pensar.
Pois, e DElenda Madeira e China est!
Sem comentários:
Enviar um comentário