quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O GINI INDEX. As desigualdades que nos podem matar a todos. ( atenção que é mesmo para lêr )

O Gini Index é um índice que me pôs hoje muito mal disposto.
Pretende medir as desigualdades de riqueza entre classes sociais, em países pobres e ricos,  numa escala de 0 ( onde não haveria qualquer desigualdade de rendimentos ) até 100 ( em que uma pessoa receberia tudo e as restantes nada ).

A posição de Portugal é confrangedora. Situamo-nos no último lugar ( excepção da turquia ) em que há mais desigualdades sociais.
Ressalvo que estou consciente de que estes índices e outros estudos são pouco rigorosos quanto mais não seja dado que aquilo que se pretende medir é um "target" difícil de definir. Mas mesmo assim ....

Não tenho dúvidas de que o meu país necessita duma terapia com cortisona - choque da cortisona que se dá aos moribundos e ou lhes traz a vida de volta ou os entrega de vez à morte .
 Mas também não tenho dúvidas que , quando ocorrer essa terapia, vai ser necessário que os muito ricos e os muitíssimo ricos paguem mesmo o grosso da factura. E Ai dos políticos que pensam que podem ficar de fora do aperto! Por que , o que agora já está em jogo até já não é a integração europeia que , de qualquer forma vai fazer-se na primeira divisão sem nós portugueses. O que já está em causa agora, é mesmo a nossa sobrevivência como país soberano,  E SIMULTANEAMENTE,  com um Estado minimamente organizado.
Dito de outra forma mais perceptível: está em causa a fuga à moçambiquização do nosso modo de vida.

P.S. para consulta deste escalonamento de países europeus , nesta e noutras áreas em que a situação é dum susto que faz tremer o medo, cliquem em EUROFAUND ou EUROSTAT, e por exemplo usem palavras como income inequality ou, wager average by european countries. Ah, e tomem antes três Xanax.



Sem comentários:

Enviar um comentário