sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O DIA EM QUE A 9ª ECONOMIA DO MUNDO ENTROU EM RISCO DE FALÊNCIA

A probabilidade de default (incumprimento da dívida soberana) de Espanha subiu para 21,48% ao meio da tarde de dia 10 de Novembro, segundo o monitor de risco da CMA DataVision, confirmando o movimento de subida que se estava a observar desde o início da semana.
Em virtude deste disparo da probabilidade de default, a 9ª economia do mundo (cerca de 1,5 biliões de dólares de Produto Interno Bruto) acabou por entrar para o TOP 10 mundial deste risco, directamente para o 9º lugar. Faz, agora, companhia à Grécia, que conserva o primeiro lugar, à Irlanda que continua na 3ª posição, e a Portugal, que se mantém em 6º lugar,
Fruto da entrada do nosso vizinho para este “clube”, a zona euro já conta com quatro dos seus membros – os 4 “PIGS” (na designação humorística) – neste ranking indicativo das situações de crédito com maior deterioração.
Sintoma desta situação, os juros implícitos da dívida pública espanhola (no mercado secundário) estão, agora, próximos dos 4,5%, segundo a Bloomberg.
Assistiu-se esta tarde a um movimento sincronizado de aumento do risco de default dos quatro países, bem como dos juros implícitos da dívida a 10 anos.
O “clube” das 10 economias com maior risco de incumprimento da sua dívida são, por ordem decrescente, Grécia (27ª economia do mundo em PIB), Venezuela (29ª), Irlanda (38ª), Argentina (31ª), Paquistão (45ª), Portugal (36ª), Ucrânia (53ª), Dubai (pertence aos Emirados Árabes Unidos que é a 37ª), Espanha (9ª) e estado norte-americano do Illinois.
No fecho da sessão, a Espanha trocou de posição com o Illinois, e desceu para 10º lugar.

Sem comentários:

Enviar um comentário