A seguir à Primeira Grande Guerra, os vencedores assinaram com os vencidos o Tratado de Versailles.
A seguir à segunda grande guerra os vencedores americanos propuseram à Europa destrúída um plano de ajuda com o nome do seu autor - um tal de Marshall.
O primeiro espezinhava até ao tutano os ossos osteoporóticos da Alemanha e restantes potências vergadas ao peso da derrota, obrigando-os a pesadas indeminizações de guerra. Daí uma hiper-inflação e um ressentimento tal que desaguou na segunda grande guerra.
O segundo, foi um acto de inteligência americana de dádiva de centenas de biliões de dólares de auxílio à reconstrucção da europa destruída, incluindo a Alemanha perdedora. Era dinheiro mas também muito óleo, arroz, batatas, massas, manteiga, leite , feijão, grão e manteiga e um fantástico queijo amarelo em barra que as Cáritas dos vários países distribuiam pelos pobres.Todos os europeus aceitaram, menos Portugal, que por motivos político/diplomáticos apenas aceitou os géneros mas não o dinheiro. Se bem se lembram , desta vez, a seguir à segunda não houve nenhuma terceira grande guerra na europa.
Vem isto a propósito do auxílio da Europa ( Alemanha )à grécia, `a islândia e à irlanda o qual mais se parece com o tratado de verssailles do que com o plano Marshall.
Temo que na Alemanha de leste comunista da chancelarina Merkel não se tivesse estudado História!
Sem comentários:
Enviar um comentário