sábado, 17 de dezembro de 2011

E , MESMO ASSIM, A CULPA TEM DE SER DO SÓCRATES

FMI diz que crise está a “escalar”. A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, disse hoje que a crise não pode ser resolvida por “um só grupo de países”.
A crise está a “escalar” e tem de ter uma resposta global, disse hoje Christine Lagarde, diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), em Washington, no Departamento de Estado, num evento sobre a participação das mulheres em postos da administração pública.
Ainda segundo a responsável do FMI, esta crise não pode ser resolvida por “um só grupo de países”. Acrescentou, ainda, que “o risco de um ponto de vista económico é a retração, o aumento do protecionismo, e o isolamento”, tendo concluído o cena´rio deste modo: “Esta é exatamente a descrição do que aconteceu nos anos 30 e o que se seguiu não é algo que andemos à procura”.
Começar pela zona euro
Sobre por onde começar, Lagarde foi explícita: “Claramente tem de se iniciar [o ajustamento] pelo núcleo central da crise neste momento, que está obviamente nos países europeus, e em particular nos países da zona euro”. Alertou, no entanto, que há uma questão que tem de ser resolvida nestes países que são democráticos: os processos democráticos, por vezes, tornam difícil a resolução rápida do problema, havendo um choque entre as expetativas dos mercados e a realidade política.

Sem comentários:

Enviar um comentário