Já aqui escrevi uma fórmula simples ( os problemas graves têm sempre um diagnóstico simples, embora a terapêutica possa não sê-lo ) para antever geopoliticamente o mundo. Assim , entrando em linha de conta com três variáveis, a saber a Democracia, o Estado-Nação e a Globalização económica pós 2000 ( com a entrada da China na OMC ), podemos concluir:
Democracia + Globalização Económica = Proteccionismo
Democracia + Estados-Nação = Globalização Económica
Globalização Económica + Estado-Nação = Governo Mundial ( ou , na ausência deste, a Guerra ).
Como a Europa é constituída por Estados democráticos eu aqui previ que o proteccionismo ia aumentar. E ia aumentar na razão directa do nível de patriotismo do povo. É o que vemos indirectamente com o crescimento nos países mais civilizados , onde a noção de pátria está enraizada desde a escola, bem como a noção kantiana do Dever Social. Como nos países do norte e centro-europeus.
Obviamente que podemos esperar o fim da europa a curto-prazo. E a olhar para o conflito de fronteiras e grupos étnicos fora de fronteiras que varre Polónia, Hungria, R.Checa, Eslovânia, Croácia, Eslovénia, Áustria ; bélgica, Lituânia , Alemanha ,Finlândia, Letónia, Roménia, Bulgária, Macedónia e Grécia - o quadro fica feio.
Como, se ser proteccionista é um sinal civilizacional - como se está a vêr - não compro mais Nókias ( já tive aí uns oito !) e salsichas.... só portuguesas.
Sem comentários:
Enviar um comentário