quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

MOMENTO SPUTNIK

No discurso sobre o Estado Da Nação, o presidente Obama declarou que a América se encontrava no seu histórico "momento sputnik".
O que ele disse a seguir é que o seu país face a um adversário que ameaça os USA , a China, necessitava de mais dinamismo na economiam , com mais criatividade,  maior empreendedorismo, maior rigor,  maior empenho nas novas tecnologias e educação, maior competitividade nas empresas, mais energias renováveis ....., ( onde é que eu já , desde há seis anos, ouço isto ?),  mais união enfim, sob pena de se ver ultrapassada .
Foi claro que o presidente pela primeira vez considerou que a América defronta um inimigo a crescer, que esse inimigo tem nome ( China) e que é preciso reagir já ( que é como quem diz enquanto o inimigo não consegue comer-nos vivos ).

No final da segunda Grande Guerra, os USA desarmaram-se e dirigiram as sobras orçamentais da Defesa para o bem-estar e a ajuda à reconstrucção da Europa destruída pela guerra, através do Plano Marshal.
Ao contrário, os Russos mantiveram as forças armadas e com o auxílio dos engenheiros alemães presos na alemanha de leste , iniciaram um grande esforço militar que os levou à construcção da sua primeira bomba atómica e em 1957 lhes permitiu enviar o primeiro foguete para o espaço ( chamado SPUTNIK ). Aí, soaram as campaínhas de alarme em toda a América e o presidente americano falou ao país dizendo tudo o que agora Obama disse, mudando apenas o nome do  inimigo que  na altura era a União Soviética, e o objectivo imediato ( que não eram as energias renovaveis e as tecnologias da bio - onde é que eu já ouvi isto ?- ,da informação e da comunicação) , mas era pôr um homem na lua antes dos soviéticos - o que alcançaram em 1968. A partir daqui a guerra fria ficou para durar e todos pudemos andar seguros porque a única maneira conhecida de termos seguraça é termos melhores armas que os nossos inimigos.

Por isso, este discurso de Obama vai ficar na História , ou como o momento em que o Ocidente reagiu a tempo , ou como o momento em que começou a deixar-se escravizar. A ver vamos.
DELENDA CHINA EST !

Sem comentários:

Enviar um comentário